Operação prende empresário e gestora por “gato” de energia em MT

Operação Gateiro prende empresário e gestora suspeitos de fraude em medidores de energia elétrica em Várzea Grande.

Bruno Dobriunei
Bruno Dobriunei jornalista paranaense, atua há quase três anos no jornalismo mato-grossense. Com especialização em cinema e jornalismo, o repórter vem se destacando pela forma dinâmica...
3 min de leitura
Operação prende empresário e gestora por “gato” de energia em MT
PJC MT

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Gateiro, que investiga esquemas de desvio de energia elétrica, popularmente conhecidos como “gato”, em estabelecimentos comerciais de Várzea Grande. A ação resultou na prisão em flagrante de um empresário e de uma gestora de uma entidade de recuperação para dependentes químicos.

As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG) e tiveram início após desdobramentos da Operação Curto-Circuito, realizada em 2025, que identificou fraudes em medidores de energia elétrica na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande.

Durante a operação, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em Cuiabá contra um técnico eletricista apontado como responsável por implantar sistemas clandestinos de desvio de energia em empresas da região. Na residência do investigado, o celular dele foi apreendido para análise e continuidade das investigações.

Na sequência, equipes da Polícia Civil, Energisa e Politec realizaram fiscalizações em diversos estabelecimentos comerciais. Em um restaurante localizado no bairro Jardim Eldorado, os peritos encontraram um medidor adulterado, configurando fraude no consumo de energia. O proprietário, de 53 anos, foi preso em flagrante.

Outra irregularidade foi identificada em um centro de recuperação para dependentes químicos, no bairro Capão do Pequi. Segundo a Polícia Civil, o local também utilizava um sistema fraudulento para reduzir o registro do consumo elétrico. A gestora e tesoureira da instituição, de 44 anos, foi detida em flagrante.

De acordo com a investigação, os dois presos já possuem antecedentes relacionados a fraudes envolvendo energia elétrica. A Polícia Civil informou que as diligências continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

O delegado Ruy Guilherme Peral, que coordena as investigações, destacou que a operação busca atingir não apenas os beneficiários das fraudes, mas também os responsáveis pela instalação dos mecanismos clandestinos.

“Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular completamente esses esquemas criminosos”, afirmou o delegado.

Segundo a Polícia Civil, o furto de energia provoca prejuízos milionários às concessionárias e impacta diretamente toda a sociedade, além de representar riscos de acidentes, curtos-circuitos e incêndios. As investigações seguem em andamento e novos desdobramentos não estão descartados.

Compartilhar este artigo
Seguir:
Bruno Dobriunei jornalista paranaense, atua há quase três anos no jornalismo mato-grossense. Com especialização em cinema e jornalismo, o repórter vem se destacando pela forma dinâmica e autêntica de apresentar conteúdos, principalmente em reportagens voltadas ao cotidiano, entretenimento e acontecimentos regionais. Atualmente, Bruno integra a equipe do site Mutum Notícias, levando informação com credibilidade e proximidade com o público.