27/05/2013 06h08 - Atualizado em 27/05/2013 06h08

‘Golpe da lista telefônica’ ainda faz vítimas em Nova Mutum

Comerciante atualizam cadastro e são cobrados indevidamente.

Por: Tiago Franz - Agencia Folk
 
 
Presidente da CDL alerta para comerciantes não caírem no golpe. Presidente da CDL alerta para comerciantes não caírem no golpe.

Desde 2011 a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) tem alertado os empresários para um golpe comum em todo o Brasil, que já fez muitas vítimas no município. Esta semana a entidade foi comunicada por empresários locais da ocorrência de novos casos do famoso “golpe da lista telefônica” em Nova Mutum. Diante disso, a Acenm/CDL reforça o alerta a todo o empresariado para que instruam seus funcionários e assim evitem cair na fraude.

O golpe mais comum é aplicado da seguinte maneira: um funcionário da empresa atende o telefone e, do outro lado da linha, alguém solicita a confirmação de dados da empresa para “atualização da lista telefônica”. Mas qual lista? Muitas vezes não existe lista. Contudo, dias após a ligação a empresa recebe uma correspondência com uma notificação de cobrança em valores que podem chegar a R$ 1,5 mil.

Esse é um famoso golpe de estelionato que tem prejudicado empresários de todo o país já há alguns anos. Em Nova Mutum, muitos já foram vitimados. Em 2011, um empresário local procurou a Acenm/CDL para relatar o seu caso. Ele recebeu uma cobrança de cerca de R$ 800 após sua empresa receber, no mês de agosto, uma ligação bastante estranha. O identificador de chamadas revelou o DDD 011, de São Paulo.

Pelo telefone, os golpistas dizem a funcionários que precisam apenas atualizar os dados da empresa, como CNPJ e Razão Social. Se questionados sobre a lista em questão, respondem algo do tipo “é a lista com a qual vocês já trabalham” ou então citam a Listel, TeleListas ou outras marcas conhecidas.

Após receber a cobrança, o empresário vitimado retornou a ligação para o número identificado. Uma pessoa instruída atendeu ao telefone, se apresentou como advogado e usou de muita lábia e persuasão para rebater os questionamentos e justificar a cobrança.

O caso relatado acima tem sido o mais corriqueiro em Nova Mutum, mas o “golpe da lista telefônica” também é aplicado de diversas outras maneiras. Mais de 30 empresas com práticas suspeitas já foram identificadas no país.

EVITE TRANSTORNOS

Não forneça os dados da empresa tais como CNPJ e Razão Social;

Instrua os funcionários da empresa;

Anunciantes de listas telefônicas sempre devem verificar se a empresa existe mesmo, entrar em contato novamente, confirmar os dados e os valores;

Empresas idôneas oferecem serviços sem pedir dados bancários dos clientes;

É possível procurar o Procon e a polícia para saber se há reclamações anteriores;

A Associação Brasileira de Listas Telefôncias recomenda que anuciantes não confirmem dados por telefone ou paguem pelo que não foi contratado.


 

Canais

Cidades
Brasil
Economia
Esportes
Agronews
Polícia
Artigos
Social

Serviços

Educação
Cultura
Saúde

Expediente

Anuncie no site
Contato

Rua Das Primaveras, 1454 w
Nova Mutum - MT - Cep: 78.450-000

Tel. (65) 9619-2229