Avião que levava deputado federal e deputado de MT faz pouso de emergência

G1 MT - 03/09/2017 20h54 - Atualizado em 03/09/2017 20h54

Deputado estadual Valdir Barranco (à esquerda) e deputado federal Ságuas Moraes (à direita) (Foto: JLSiqueira/ALMT/Reprodução) Deputado estadual Valdir Barranco (à esquerda) e deputado federal Ságuas Moraes (à direita) (Foto: JLSiqueira/ALMT/Reprodução)

Um avião bimotor que levava o deputado federal Ságuas Moraes Sousa (PT), de 54 anos, e o deputado estadual Valdir Barranco (PT), de 42, fez um pouso de emergência nesse sábado (2) na pista de uma fazenda em Juara, a 690 km de Cuiabá. Um dos motores da aeronave parou de funcionar e o piloto optou por pousar na propriedade. Ninguém se feriu.

Estavam no avião os dois deputados, o piloto e três assessores de Valdir Barranco. O grupo participava de compromissos na região e pousaria no aeroporto de Juara. O avião havia decolado de Aripuanã, a 976 km da capital. A pane surgiu a poucos minutos do local onde pousariam.

"Deu uma pane e parou um dos motores do avião. Foi perdendo a altitude e perdendo a força. O piloto localizou uma fazenda e conseguiu pousar. Assim que começamos a pousar saiu uma fumaça branca e estouros", disse Ságuas.

Barranco e Ságuas tinham participado de reuniões com prefeito e secretários na sexta-feira (1º), em Aripuanã. A agenda seguiria nos municípios de Juína e Novo Horizonte do Norte, a 737 km e 663 km da capital.

"Por Deus, sempre por ele, o piloto é muito bom. Manteve a tranquilidade e voou por mais dez minutos com ela [aeronave] perdendo altitude. Avistou a pista de uma fazenda e nos avisou que teria que fazer um pouso de emergência. Pouso perfeito", comentou Barranco por telefone.

O proprietário da fazenda socorreu o grupo e prestou ajuda. Segundo os deputados, a aeronave é contratada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).