Apenas 24% das famílias brasileiras pretendem gastar com a Copa do Mundo

Poder 360 - 12/06/2018 10h56 - Atualizado em 12/06/2018 10h56

A 3 dias do início dos jogos na Rússia, apenas 24% das famílias brasileiras têm intenção de comprar itens relacionados à Copa do Mundo. O total representa menos da metade dos registros de intenção de consumo às vésperas da Copa realizada no Brasil em 2014, quando a taxa alcançou 50,1%.

Os dados foram divulgados nesta 2ª feira (11.jun.2018) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O levantamento foi feito em todas as capitais e respectivas regiões metropolitanas, entrevistando cerca de 18 mil consumidores. Os produtos mais procurados deverão ser alimentos e bebidas (9,9%), itens de vestuários masculino, feminino e infantil (7,5%) e aparelhos televisores (4,3%).

Em todas as categorias, entretanto, as intenções atuais de gastos são menores do que as relatadas antes da Copa passada. Em 2014, gastos com alimentos eram de 21,5%, de roupas, 14,3% e de televisores 13,3%.

As maiores intenções de consumo de alimentos e bebidas foram relatadas em São Luís, somando 30,7%. No setor de vestuário, Boa Vista lidera com 23,3%. No caso dos televisores, a maior taxa foi registrada em Manaus, 12,6%.

Dos que pretendem consumir, 51,6% devem gastar pelo menos R$ 200, sendo que 39,2% declararam intenções de consumir mais de R$ 300.

Entre as famílias com renda mensal superior a 10 salários mínimos, 16% dos entrevistados, 50,6% afirmaram pretender gastar mais de R$ 300 nesta Copa.